Aprenda como prevenir quedas em idosos

O envelhecimento é um processo progressivo e contínuo que traz consigo diversas alterações bioquímicas e funcionais danosas. Existem diversas patologias que acometem os idosos comprometendo aos poucos a execução de atividades diárias simples, ocasionando redução progressiva na autonomia e na adaptação natural ao meio que vivem. Com isso, o risco de sofrerem quedas se torna cada vez maior à medida que a idade aumenta, além de que diversos fatores estão envolvidos neste evento, principalmente os que estão relacionados às condições inadequadas do ambiente doméstico.

Tratando-se de que a queda ocorre principalmente em ambiente doméstico podemos prevení-la com simples medidas que possam facilitar a execução de atividades diárias dentro de casa.

Cada cômodo merece atenção especial:

o Banheiro:
1. Use tapetes emborrachados antiderrapantes;
2. Mantenha uma boa iluminação utilizando lâmpadas fluorescentes;
3. Utilizar cores diferentes na parede e no piso em relação ao assento sanitário e a pia do banheiro;
4. Instalar barras de apoio laterais e aumentar a altura do assento sanitário;

o Quarto:
1. Usar tapetes fixos ao chão e não encerar o piso;
2. Usar sapatos com solado antiderrapante;
3. Ajustar a altura da cama e colchão firme;
4. Ter um abajur ou interruptor de luz próximo à cama;

o Sala:
1. Deixar o caminho livre de fios e sem bagunça;
2. Preferir sofás firmes e altos;
3. Utilizar poltronas com braços;

o Cozinha:
1. Utilizar armários fixos e de fácil alcance;

o Escadas:
1. Deve possuir corrimão nas laterais;
2. Estar livre de objetos;
3. Utilizar fitas antiderrapantes nos degraus;
4. Ter interruptores de luz na parte superior e inferior da escada;

Veja mais: Cuidados- Quedas em idosos

Além de por em prática as dicas de como melhorar o ambiente para o idoso, deve-se realizar exames oftalmológicos regularmente, manter uma dieta saudável rica em cálcio, vitamina D e tomar banhos de sol para fortificar os ossos; rotular os medicamentos e tomá-los na hora certa, procurar seguir um programa de atividades físicas que visem o equilíbrio, coordenação e força muscular.

Cuide-se sempre!

Fonte: Equipe Terceira Idade | Em: Cuidado com Idosos

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